pt

O Laboratório

A qualidade dos serviços prestados pela CVR do Dão é considerada como um dos seus principais objetivos.

Assim sendo, a Comissão Executiva da CVR do Dão estabeleceu como objetivo estratégico a manutenção e a melhoria contínua do Sistema de Gestão do seu Laboratório de Análises, segundo a Norma NP EN ISO/IEC 17025, e consequente acreditação do maior número possível de ensaios nele realizados, por uma entidade competente.

Assim, em Julho de 2019, concluiu-se o processo de acreditação dos ensaios realizados pela sua Câmara de Provadores, após um período de recolha de evidências objetivas da sua competência técnica, reconhecida externamente pelo Instituto Português de Acreditação.

O Laboratório, designado por Laboratório da CVRD, é um dos sectores da Comissão Vitivinícola Regional do Dão e encontra-se acreditado, para ensaios Físico Químicos, desde 1999, segundo a NP EN 45001 com consequente renovação da acreditação em Maio de 2002 de acordo com a NP EN ISO/IEC 17025.

Desde Julho de 2019 que a extensão da Acreditação para os ensaios realizados na sua Câmara de Provadores para Vinhos DO Dão, DO Lafões e IG Terras do Dão e Vinho Espumante DO Dão constam do Certificado de Acreditação L230 e seu Anexo Técnico de Acreditação N.º L0230-1 (o original pode ser consultado na página do IPAC e na página da CVR). Uma das competências do Laboratório de ensaios Físico-químicos e Sensoriais é criar uma imagem de credibilidade, confiança e rigor técnico na prestação dos seus serviços e obter resultados analíticos de adequada precisão num tempo e custo aceitáveis.

O Laboratório é, composto por uma equipa especializada com uma vasta experiência, focada na utilização de métodos acreditados e protocolos rigorosos, que alia ao seu conhecimento o mais avançado equipamento permitindo dar resposta às necessidades dos clientes de forma rápida e rigorosa, garantindo a confidencialidade, a integridade e a imparcialidade dos trabalhos realizados.

O fluxo geral das amostras a ensaiar, desde a receção até à emissão e envio do boletim de ensaio está assim esquematizado: Fluxograma

Os Serviços

O seu vinho merece todas as atenções. 

Conheça todos os parâmetros do seu vinho, desenhe o seu perfil de acordo com o que idealizou!

Garanta a máxima qualidade e evite contaminações que possam alterar o seu vinho. O nosso Laboratório, acreditado para ensaios Físico Químicos há mais de 20 anos e para Análise Sensorial desde 2019, de acordo com a NP EN ISO/IEC 17025 (Anexo Técnico de Acreditação N.º L0230-1), garante resultados rápidos e fiáveis. Somos o parceiro que procura.

 

ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS

  • Dispomos da mais avançada tecnologia, tendo disponível uma equipa especializada com formação contínua de forma a acompanharem todas as evoluções tecnológicas e legislativas no âmbito da enologia. Isto permite-nos oferecer aos nossos clientes uma vasta gama de ensaios fundamentais para a monotorização da qualidade do seu vinho.

 

ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS

  • O nosso laboratório está equipado com tecnologia que permite a deteção de todo o tipo de contaminação que os produtos possam ter, a fim de evitar desvios organoléticos que alterem ou prejudiquem o perfil do vinho. As análises microbiologia são determinantes para a produção de vinhos isentos de defeitos. Muitas vezes subvalorizadas porque se subestimam os riscos de contaminação, é cada vez mais decisivo conhecer a população microbiana presente no vinho para evitar todos os desvios organoléticos indesejáveis e que podem ser responsáveis por prejuízos elevados.

 

ANÁLISES SENSORIAIS

  • O nosso laboratório tem um painel de provadores formados e especializados, com o objetivo de determinar o conjunto de sensações que o vinho transmite, detetando atributos e defeitos. Esta análise é fundamental tanto na fase de produção como na fase de criação de lotes, de forma a garantir o perfil organolético que se pretende e para que se mantenha a qualidade ao longo do ciclo de vida do vinho.
Ensaios

Listagem de Ensaios | Protocolo Analítico - Assistência técnica - Mod022 

Download
Acreditação IPAC NP EN ISO/IEC 17025 - L230-1

Anexo Técnico de Acreditação Nº L0230A1 | NP EN ISO/IEC 17025

Download

Certificado Acreditação L0230 | NP EN ISO/IEC 17025

Download