pt
Bem no coração da região DOC Dão, a Quinta da Lameiras/ Quinta das Mestras localiza-se na histórica vila de Santar.

Tendo como horizonte envolvente as serras da Estrela, Buçaco, Caramulo, Freita e Montemuro a Quinta das Mestras está num local de elevada qualidade arquitetónica e paisagística, envolvidas por grandes áreas de quintas e jardins.

É de realçar o papel das várias gerações que aqui viveram e transmitiram as sementes do conhecimento e da cultura, tendo sido por muitas décadas a casa dos professores deslocados em Santar – As Mestras.

A Quinta das Mestras, com a extensão de 15 ha, é uma simbiose de elementos naturais e culturais que permite vivenciar sensações e emoções únicas: as casas, a adega, as vinhas, os olivais, os pomares, as lagoas, os tanques, a fauna e flora e proximidade ao rio Dão.

A integração e complementaridade de culturas sempre foi apanágio da quinta, pioneira na região, como pilar do seu desenvolvimento. Na sua história, secular, a vitivinicultura esteve sempre presente.

O enquadramento paisagístico definido pelo vale do Dão, a privilegiada exposição solar (sul/poente), a biodiversidade do espaço, os procedimentos e práticas de sustentabilidade, os abundantes recursos hídricos, agregados à composição físico-química (granítico e arenoso) do solo conferem condições ímpares, Terroir singular, para a produção de uvas de qualidade singular.

Morada

Rua dos Plátanos, 281

3500-171 Viseu

Contactos +351 916 617 718 / +351 911 760 080 quintadasmestras@gmail.com
Partilhar
Partilhe nas suas redes sociais