Tendo como horizonte envolvente as serras da Estrela, Buçaco, Caramulo, Freita e Montemuro a Quinta das Mestras está num local de elevada qualidade arquitetónica e paisagística, envolvidas por grandes áreas de quintas e jardins.
É de realçar o papel das várias gerações que aqui viveram e transmitiram as sementes do conhecimento e da cultura, tendo sido por muitas décadas a casa dos professores deslocados em Santar – As Mestras.
A Quinta das Mestras, com a extensão de 15 ha, é uma simbiose de elementos naturais e culturais que permite vivenciar sensações e emoções únicas: as casas, a adega, as vinhas, os olivais, os pomares, as lagoas, os tanques, a fauna e flora e proximidade ao rio Dão.
A integração e complementaridade de culturas sempre foi apanágio da quinta, pioneira na região, como pilar do seu desenvolvimento. Na sua história, secular, a vitivinicultura esteve sempre presente.
O enquadramento paisagístico definido pelo vale do Dão, a privilegiada exposição solar (sul/poente), a biodiversidade do espaço, os procedimentos e práticas de sustentabilidade, os abundantes recursos hídricos, agregados à composição físico-química (granítico e arenoso) do solo conferem condições ímpares, Terroir singular, para a produção de uvas de qualidade singular.