pt
A família Monteiro Albuquerque produz vinhos há mais de 100 anos e 7 gerações.

Em 2006, a 5ª geração dos Monteirinhos, decidiu lançar um projeto de produtor-engarrafador com marca própria, com reestruturação e ordenamento das vinhas e construção de uma adega nova e moderna.

O primeiro vinho foi lançado no mercado em 2013, o Quinta dos Monteirinhos - Tinto 2010, seguindo-se o primeiro encruzado em 2014.

Este é um projeto agrícola que procura, por um lado, honrar a história de uma família agrícola da Beira Alta e, em simultâneo, promover a excelência e elegância dos vinhos do Dão.

Os nossos vinhos contam a história da família: As propriedades estão na posse da família desde os finais do Seculo XlX. Os vinhos foram feitos durante décadas no lagar e adega da Casa de Água Levada, e mais tarde na Adega Cooperativa de Mangualde, da qual somos fundadores.

Os vinhos com a marca, Quinta dos Monteirinhos, são mais recentes, mas não esquecem a história da família. Serão lançados em 2019 o tinto 2016 – Menino Afonso (Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen), o primeiro Monteirinho da 7ª geração e lançaremos o primeiro monovarietal Touriga Nacional - Pai Miguel.

O nosso Pai Miguel, uma personalidade especial, dedicou grande parte da sua vida a fazer vinhos do Dão em muitas Adegas Cooperativas da Região. Foi ele quem continuou a tradição agrícola da família, legada pelo nosso Avô António, que homenageamos no Reserva Encruzado – Avô António, um vinho que, como o nosso avô, não deixa ninguém indiferente.

O Avô António dedicou a sua vida à agricultura e ao cooperativismo agrícola, tendo sido fundador da Adega Cooperativa de Mangualde, Grémio da Lavoura, Lagar de Azeite e Cooperativa da Maçã da Beira Alta. Faleceu cedo (1970) e foi a sua mulher, a nossa Avó Fernanda que deu seguimento ao negócio agrícola da família.

O Branco Blend - Avó Fernanda (Encruzado, Malvazia Fina, Cerceal, Bical) é uma homenagem à força da sua presença matriarcal. No Rosé, homenageamos a nossa Mãe, Rosa Maria, uma flor com um carisma e um brilho especial. Finalmente, será lançado, quando estiver pronto, um monovarietal Cabernet Sauvignon - Pai Manel, em homenagem ao pai do nosso enólogo Hugo Chaves de Sousa.

Os nossos pais eram como nós somos, amigos para a vida! Partiram cedo demais. Ficámos nós, mas na verdade os nossos pais Miguel e Manel estão sempre connosco.

Marcar Visita
Morada

Quinta dos Monteirinhos

Rua da Barroca, S/N

3530-310 Moimenta da Beira

Contactos +351 924 141 084 quintadosmonteirinhos@gmail.com
Coordenadas GPS 40º57'54.23"N, 7º82'00.25"W
Partilhar
Partilhe nas suas redes sociais
Quinta dos Monteirinhos

Formulário de contacto

Quer agendar uma visita?
Entre em contacto connosco
Nome 
Email  
Contacto 
Assunto 
Mensagem