Em 2006, a 5ª geração dos Monteirinhos, decidiu lançar um projeto de produtor-engarrafador com marca própria, com reestruturação e ordenamento das vinhas e construção de uma adega nova e moderna.
O primeiro vinho foi lançado no mercado em 2013, o Quinta dos Monteirinhos - Tinto 2010, seguindo-se o primeiro encruzado em 2014.
Este é um projeto agrícola que procura, por um lado, honrar a história de uma família agrícola da Beira Alta e, em simultâneo, promover a excelência e elegância dos vinhos do Dão.
Os nossos vinhos contam a história da família: As propriedades estão na posse da família desde os finais do Seculo XlX. Os vinhos foram feitos durante décadas no lagar e adega da Casa de Água Levada, e mais tarde na Adega Cooperativa de Mangualde, da qual somos fundadores.
Os vinhos com a marca, Quinta dos Monteirinhos, são mais recentes, mas não esquecem a história da família. Serão lançados em 2019 o tinto 2016 – Menino Afonso (Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen), o primeiro Monteirinho da 7ª geração e lançaremos o primeiro monovarietal Touriga Nacional - Pai Miguel.
O nosso Pai Miguel, uma personalidade especial, dedicou grande parte da sua vida a fazer vinhos do Dão em muitas Adegas Cooperativas da Região. Foi ele quem continuou a tradição agrícola da família, legada pelo nosso Avô António, que homenageamos no Reserva Encruzado – Avô António, um vinho que, como o nosso avô, não deixa ninguém indiferente.
O Avô António dedicou a sua vida à agricultura e ao cooperativismo agrícola, tendo sido fundador da Adega Cooperativa de Mangualde, Grémio da Lavoura, Lagar de Azeite e Cooperativa da Maçã da Beira Alta. Faleceu cedo (1970) e foi a sua mulher, a nossa Avó Fernanda que deu seguimento ao negócio agrícola da família.
O Branco Blend - Avó Fernanda (Encruzado, Malvazia Fina, Cerceal, Bical) é uma homenagem à força da sua presença matriarcal. No Rosé, homenageamos a nossa Mãe, Rosa Maria, uma flor com um carisma e um brilho especial. Finalmente, será lançado, quando estiver pronto, um monovarietal Cabernet Sauvignon - Pai Manel, em homenagem ao pai do nosso enólogo Hugo Chaves de Sousa.
Os nossos pais eram como nós somos, amigos para a vida! Partiram cedo demais. Ficámos nós, mas na verdade os nossos pais Miguel e Manel estão sempre connosco.
Horário:
Segunda a Sexta | 09h30 - 17h30
*Outros dias, Sábado, domingo e feriados com marcação prévia